CNPJ - 224.977.06/0001-43

0800-591-1068 - Entre em contato.

Gateway VoIP GSM com Chan_dongle

A economia e a flexibilidade são a base da telefonia IP, sendo que a sua evolução gira em torno desses propósitos. Uma combinação que representa perfeitamente essa ideia é a junção de Asterisk com Raspberry PI (RPI), um embarcado de alta performance e que é utilizado nos mais diversos projetos de tecnologia

Gateway VoIP GSM com Chan_dongle

 

A economia e a flexibilidade são a base da telefonia IP, sendo que a sua evolução gira em torno desses propósitos. Uma combinação que representa perfeitamente essa ideia é a junção de Asterisk com Raspberry PI (RPI), um embarcado de alta performance e que é utilizado nos mais diversos projetos de tecnologia.

O custo benefício envolvido neste projeto desse tipo é altamente satisfatório, sendo que todos os softwares envolvidos são “livres” e o hardware é vendido a um preço bastante acessível. Já que estamos falando de economia e flexibilidade neste tutorial vamos criar um Gateway GSM de baixo custo, utilizando modens Huawei 155X ou outros modelos compatíveis com Chan_dongle, proporcionando ligações de entrada e saída GSM/3G.

 

Os requisitos de hardware

Chan_dongle é capaz de trabalhar com muitos modems USB diferentes de Huawei, tais como K3715, E169 / K3520, E155X, E175X, K3765 e outros. Leia a lista de compatibilidade completa aqui.

Antes de conectar o modem à sua RPI, certifique-se de usar uma fonte de alimentação nominal de pelo menos 1A, melhor 1.2A ou mais. Se sua fonte de alimentação não fornecer corrente suficiente para alimentar tanto o RPI quanto o modem, você pode ter problemas de inicialização do RPI, ou falhas na conexão de a rede GSM, ou erros que deixarão o modem com o status de "dongle desconectado".

Como alternativa pode-se utilizar um hub USB para conectar os dongles. Se você quiser ainda usar 2 modems, com uma conexão Wi-Fi adicional os outros dispositivos irão requerer uma considerável quantidade de corrente, sendo que um hub USB neste caso se torna absolutamente necessário.

Em alguns modens antes de instalá-los é necessário desbloquear, ativar a voz e instalar a firmware mais recente. Nos modelos que você encontra na Ligue Voip essas funções já vem liberadas e ainda prestamos o suporte gratuito na instalação do seu dispositivo, garantido que o mesmo esteja funcionando corretamente. Mais detalhes no wiki chan_dongle originais.

Antes de inserir o cartão SIM em seu modem por favor desative o PIN em seu cartão. Isto pode ser feito com qualquer telefone. Insira o SIM no telefone e está feito. Você também pode usar o software Mobile Partner - que vem com o próprio modem - em um computador Windows para fazer isso.

Instalação e configuração

Vamos partir do princípio que o Freepbx ou Asterisk puro já esteja instalado em seu Embarcado e que você já tem um certo conhecido em telefonia IP.

Uma vez que o modem tem PIN desativad0, a firmware mais recente e a passagem de voz liberada, execute o seguinte comando:

 

install-dongle

Este script instala o chan_dongle.so, e cria uma configuração inicial. O script é fornecido com a atualização # 11 (e melhorou ainda mais com a atualização # 12). Uma vez que o instalador finalizar conecte o modem ao RPI. Se ele foi conectado antes, desligue-o agora e conecte novamente. Alguns modems mais antigos ainda exigem usb modeswitch para permitir modo de dados / áudio, para aqueles uma reinicialização completa do RPI é recomendada neste momento.

Em seguida, inicie a sessão no FreePBX, em Conectividade - Trunks clique em Adicionar Tronco personalizado. Forneça um nome de tronco, defina a saída, CallerID com o número de seu cartão SIM e insira no campo Custom Dial String o parâmetro:

 

dongle/dongle0/$OUTNUM$

 

Adicione uma rota de saída para usar este tronco, assim como uma rota de entrada. Neste campo preencha o DID number de acordo com o número de seu dongle, gerado na execução do script install-dongle.

 

Envio e recebimento de SMS

 

O script de instalação do dongle fornece algumas opções básicas para enviar e receber SMS. As mensagens recebidas podem ser enviadas por e-mail. Se nenhum endereço de e-mail estiver especificado, as mensagens são armazenadas em /var/log/asterisk/sms.txt vez. Além disso, recebidos podem ser encaminhados para um número de telefone móvel. Isto é feito através do primeiro dongle0, considere os encargos de sua operadora para aplicar o envio de SMS.

Para enviar mensagens sms ative a função durante a instalação do dongle.

 

E para aplicar as funções de página web para o envio de USSDs faça a seguinte configuração:

 

apt-get install USSD webpage

 

Solução de problemas

 

Se ele não funcionar neste momento, à primeira verificação a se fazer são das interfaces do modem:

 

ls -l / dev / tty *

 

Devem aparecer 02 dispositivos - ttyUSB1 e ttyUSB2. Se os números são diferentes, algo como ttyUSB0 e ttyUSB1, edite o arquivo /etc/asterisk/dongle.conf e altere os valores abaixo [dongle0] em conformidade.

Muitos modens requerem o programa usb modeswitch para mudar do modo de CD-drive (para instalar os drivers do Windows) para o modo de modem. Se os dispositivos / dev / ttyUSB não aparecerem, certifique-se de ter todas as últimas atualizações em imagens recentes baseados no seu Sistema Linux.

Alguns usuários relataram que a passagem de voz em determinadas chamadas com uma operadora móvel específica não estava funcionando, ao usar um cartão SIM de um provedor diferente e com o mesmo modem e RPI funcionou perfeitamente bem.        

Solução de problemas de alimentação

No caso de os dispositivos ttyUSB1 e ttyUSB2 caírem ou desaparecerem durante a execução de uma chamada ou também em outros momentos, e mais tarde eles aparecem, novamente, é provável que a energia que alimenta o modem não é suficientemente, sendo assim, desconecte e conecte novamente.

Experimente também estas opções:

- Remova qualquer cabo de extensão USB do modem e conectá-lo diretamente.

- No caso de estar utilizando um hub USB, tente um diferente ou até mesmo sem ele. Com alguns modelos de hub os modems simplesmente não funcionam corretamente, embora a classificação atual da fonte de alimentação do hub seja alta o suficiente. Por isso prefira os hub’s homologados pela Ligue Voip.

- Se o modem está conectado diretamente à RPI (sem um hub), a fonte de alimentação e a descrição da fonte diz que é possível alimentar os dois. Tente fontes de modelos diferentes, já que algumas têm problemas para manter a sua tensão de saída estável sob uma carga maior.

- Como último recurso, você também pode tentar usar um modem diferente.

 

Alguns Modelos de Modens

 

Modelos com maior compatibilidade e testados por usuários do RasPBX - wiki chan_dongle. Segundo relato desses usuários é possível trabalhar bem com os seguintes dispositivos:

 

E153

E1550

E1552

E156G

E160

EG162

E166

E169

E171

E173 (alguns tipos de E173 parecem não funcionar, apenas a E173 com chipsets da Qualcomm)

E1750

E180

E303

K3520 (não confundir com K3520-z)

K3715

K3765a

 

Os seguintes modems tiveram bastantes problemas:

 

E150

E1752

E303C

E352

K3520-Z

 

Dúvidas em relação a algum projeto de telefonia IP entre em contato com nossa equipe de suporte especializada. 

Comentários